Seu Deserto


Quando se fala em desertos o que vem em nossas cabeças são as dificuldades do deserto, pois são muitas; a alta temperatura pelo dia, a baixa temperatura pela noite, a umidade relativa do ar, a falta de água, alimento e vegetação, dificuldades essas que faz do lugar um péssimo lugar para sobreviver. O deserto não é um lugar para viver, e os povos que ainda hoje vivem são nômades, que não ficam parado em um ponto, mas vivem atravessando o deserto carregando e armazenando alimento, bebida e o que precisam para viver.

Embora todas essas dificuldades o desertos muitas vezes é necessário para alguns, muitas vezes para chegar em determinado lugar precisa passar pelo deserto, e assim foi com o povo de Israel, depois que saiu da terra do Egito onde eram cativos, atravessaram o mar vermelho, passou pelo deserto para chegar em um determinado lugar, que no caso era a terra de Canaã, a terra prometida ao patriarca deste povo Abraão.

 Mas porquê Deus fez passar pelo deserto?O Deserto é preparação, o povo não estava preparado para entrar na terra prometida daquela forma, e permaneceu não estando preparado por quarenta anos, tempo esse que não foi pelo desejo de Deus mas pelo coração do povo que em muitas oportunidades esqueceu  do Deus que os libertou do cativeiro do Egito, povo que murmurou e que não soube receber a promessa de imediato, sendo na verdade aquela caminhada até a terra de Canaã poucos dias. Assim como é o povo de Israel, somos nós, temos as promessas sobre as nossas vidas, não é que Jesus vai nos dar, Ele já nos deu através do sacrifício da cruz, graças ao sacrifício, temos direito a saúde, prosperidades, a paz e toda sorte de bençãos sobre a nossas vidas, mas dentre as bençãos temos também direito a maior de todas que é a salvação. Mas para alcançar as bençãos temos que está preparados para receber, e isso não cabe a Deus e sim a nós mesmo. Vou dar um exemplo simples e claro: Há pessoas que não podem receber um pouco só de honra ou poder, seja ela no trabalho, na igreja ou onde convive que o ego e o orgulho crescem fazendo-o cair posteriormente.

 "A soberba precede à ruína; e o orgulho, à queda"(Provérbios 16:18)

Assim como o povo de Israel muitas vezes murmuramos, O traímos, nos afastamos Dele, afastamento que não é necessariamente só físico, mas espiritual, pois há muitos dentro do templo mas distante da vontade de Deus. Na primeira oportunidade que os israelitas tiveram, quando Moisés subiu ao monte para pegar as tábuas da lei, na ausência dele fizeram um bezerro feito de ouro  e todos adoraram, nós em  determinadas situações colocamos outras coisas ou outros "deuses" em primeiro lugar em nossas vidas, assim nunca vamos chegar a nossas promessas.

O deserto não é fácil, mas é somente na dificuldade que reconhecemos que Deus é grande e pode todas as coisas, quanto tudo está aparentemente bem não lembramos de Deus, mas quando estamos com uma dificuldade que reconhecemos que nós pelas nossas forças não podemos, corremos para Deus, quando nossa vida financeira está péssima, nosso casamento está destruído, nossa família rachada, nossa saúde que só um milagre aí é que Deus é grandioso em nossa vidas. Mas isso é natural, Jesus veio exatamente para isso, por nós, mas quem já conhece a Deus e sua bondade, sua misericórdia e grandeza não precisamos passar por determinadas situações ruins, mas até quem já teve uma experiencia com Deus não busca a Deus quando tudo parece está bem. E quando tudo fica mal, não é culpa nem desejo de Deus, passamos colhendo o que plantamos.

E quando parece que a promessa chega nunca? ai temos que nos analisar, ainda algo em nós precisa ser preparado e capacitado, mas mesmo que a promessa não chegue Deus ainda é Deus em nossas vidas e opera grandes coisas que nós não enxergamos, os israelitas passaram quarenta anos no deserto, por muitas vezes murmuraram por não chegar logo, mas mesmo ainda não estando preparado para entrar em Canaã Deus nunca deixou de operar; por esse povo o mar vermelho se abriu, maná caia do céu todos os dias, uma nuvem pairava sempre sobre eles, isso quer dizer que não sofriam com a alta temperatura do deserto, a noite uma coluna de fogo permanecia no meio do arraial, a noite não sofriam com o frio, água que é raro no deserto nunca faltou ao povo, suas roupas nem calçados não envelheciam, e todas essas e outras grandes maravilhas o povo não conseguia enxergar. temos que ser mais grato a Deus, deixar de murmurar, e agradecer o que Ele já tem feito em nossas vidas, enxergar as grandes coisas que tem acontecido, talvez aquele familiar ainda não foi liberto, mas Deus já tem livrado ele até da morte por muitas vezes.
No desertos é difícil, mas lembre se Deus estiver conosco anda faltará, no deserto aprendemos tomar posse daquilo que Deus tem nos prometidos mas para isso precisamos está espiritualmente capacitado, e quando estamos em espirito passamos a viver o sobrenatural.

"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;"(Mateus 4:1-2)


Até Jesus passou pelo deserto, e Ele foi exatamente se preparar para seu ministério, depois que foi batizado nas águas por João Batista, o Espirito Santo o conduziu para o deserto, nessa situação apesar de Jesus ser Deus, não estava como Deus, era como qualquer homem e também passou pelo deserto, antes que operasse grandes maravilhas no seu ministério passou quarenta dias de preparação no deserto, ali o envolvimento com o espirito foi tão grande que viveu naquele lugar o sobrenatural, e quando vivemos o sobrenatural o inimigo fica furioso e nos tenta pois sabe que quando estamos vivendo no centro da vontade de Deus somos usados para tirar muitas almas de suas mãos, e ele foi tentar Jesus também, mas Jesus mesmo como homem estava cheio do Espirito de Deus e não se inclinou para os desejos carnais.

 No deserto estamos sendo capacitado, preparados, no deserto reconhecemos a grandeza de Deus, vimemos as maravilhas de Deus e passamos a viver o Sobrenatural. Está no deserto? é para sua preparação, é o caminho para tomar posse da sua benção, está difícil? lembre-se que Deus é por você!!